ISA - Espírito Santo Section

Área Restrita

Esqueci a senha / Cadastre-se

Cursos

Proteção de Equipamentos Eletrônicos contra Interferências Eletromagnéticas – Aterramento, Descargas Atmosféricas e Harmônicas

OBJETIVO

Fornecer aos participantes as informações técnicas básicas sobre Aterramento, SPDA, Harmônicas e Compatibilidade Eletromagnética aplicada às instalações em geral, de forma a proteger os equipamentos e garantir a correta operação dos sistemas de força, automação/controle, informática e telecomunicações.

PÚBLICO ALVO              

Engenheiros e técnicos eletricistas de projeto, operação e manutenção de instalações elétricas de força, automação/controle, informática e telecomunicações, com interesse nas áreas de minimização de interferências eletromagnéticas e proteção de equipamentos sensíveis.

INSTRUTOR : Ademir Dalben e Ronaldo Kascher

DURAÇÃO : 3 dias -24 horas - Diurno

EXPECTATIVAS DE RESULTADOS

Entender os fundamentos de aterramento, proteção contra descargas elétricas atmosféricas, harmônicas e acoplamentos eletromagnéticos como elementos de interferência sobre equipamentos sensíveis.

Entender os critérios de projeto de instalações elétricas de força, automação/controle, informática e telecomunicações, de forma a reduzir o grau de interferência eletromagnética sobre equipamentos sensíveis. Entender os critérios de aplicação de sistemas de proteção de equipamentos sensíveis.

DESCRIÇÃO

As elevadas resistividades do solo e os elevados níveis ceráunicos típicos no Brasil, os crescentes níveis de curtos-circuitos e a aplicação de retificadores/inversores/outras fontes de injeção de correntes harmônicas nas instalações elétricas, têm implicado em aumento do grau de interferência eletromagnética do sistema de potência sobre equipamentos sensíveis, exigindo critérios rigorosos de projeto com vistas à redução de tais interferências, de forma a se obter a adequação com a elevada susceptibilidade dos equipamentos eletrônicos.

O avanço tecnológico das instalações "eletronizadas" tem também diminuído o nível de resistibilidade dos equipamentos a transitórios elétricos, apontando a necessidade de se dotar a infra-estrutura de características que ajudem a manter a disponibilidade dos sistemas.

O curso proposto, em síntese, fornecerá as ferramentas básicas para o entendimento e a adoção de práticas de projeto e de instalação que contribuirão para o bom desempenho do sistema eletro-eletrônico sensível.

PROGRAMA

1.    Aterramento elétrico

1.1  A importância do aterramento elétrico;

1.2  O efeito da corrente elétrica sobre o corpo humano;

1.3  Medições de resistividade, continuidade e de resistência de aterramento;

1.4 Critérios de concepção de sistemas de aterramento de SEs, LTs, LDs, áreas industriais, máquinas móveis, tanques com materiais inflamáveis.

2.    Proteção contra descargas atmosféricas

2.1  A importância do sistema de proteção contra descargas elétricas atmosféricas;

2.2  A física das descargas atmosféricas;

2.3  Critérios de concepção de sistemas de proteção contra descargas; elétricas atmosféricas de SEs, LTs, LDs, edificações, tanques com materiais inflamáveis e equipamentos eletrônicos;

3.    Harmônicas

3.1 Conceituação de tensões e correntes harmônicas;

3.2 Fontes geradoras de harmônicas;

3.3 Efeitos das tensões e correntes harmônicas;

3.4 Valores limites;

3.5 Critérios de cálculo de harmônicas;

3.6 Métodos de controle;

3.7 Medições harmônicas;

3.8 Casos exemplos.

4.    Proteção de equipamentos eletrônicos contra interferências eletromgnéticas

4.1 Introdução;

4.2 Transitórios elétricos;

4.3 Acoplamento de interferências em regime permanente e transitório;

4.4 Protetores contra transitórios elétricos;

4.5 Interação protetores / aterramento;

4.6 Referências.

ISA Seção ES

Rua das Palmeiras 795 / Sala 605

Edif. Palm Center - Santa Lúcia

CEP 29.056-930 - Vitória - ES

TELEFAX:

(27) 3227-5954

© 2017 - Todos os direitos reservados.

Produzido pela IMPACTA WEB